O sistema DISCMATCH

O sistema DISCMATCH, de avaliar características da personalidade é baseado no trabalho do DR. William Marston, um dos principais psicólogos do século vinte. O DR. Marston estudou extensivamente as características, os padrões e as respostas de milhares de indivíduos e escreveu o livro "Emotions of Normal People" como resultado de suas pesquisas. baseado em suas análises das respostas individuais ao ambiente, o dr. Marston pode desenvolver uma metodologia que foi capaz de medir a resposta humana aos vários estímulos internos.

A premissa do DISCMATCH é que todos as pessoas demonstram algum comportamento nas quatro dimensões teorizadas por Marston. As quatro dimensões se enquadram nas seguintes categorias:

DOMINANCE
Como você aborda e responde aos problemas, desafios e ao exercício do poder.

INFLUENCE
Como você interage e influencia as outras pessoas.

STEADINESS
Como você reage à mudança, à variação e ao ritmo de seu ambiente.

COMPLIANCE
Como você responde às regras, regulamentos e a autoridade.

Para que essas dimensões sejam mapeadas, o individuo preenche um questionário composto por 24 questões, em seguida, baseado nessas respostas o sistema gera um conjunto de relatórios e gráficos personalizados.

O DISCMATCH não é:

  • Medida da inteligência de uma pessoa.
  • Medida do nível de instrução e treinamento.
  • Medida das habilidades e da experiência.
  • Indicador de valores de uma pessoa.

O entendimento do comportamento humano e a identificação de padrões e preferências, subsidiam nossos clientes na implantação de estratégias de sucesso. o impacto dessas estratégias se extende muito além de um simples treinamento ou programa educacional e se situa muito mais dentro do processo de desenvolvimento humano.

 
O que são estilos de personalidades?
 

Os estilos de personalidade são a linguagem do comportamento observável. se nós observarmos durante alguns momentos como as pessoas se comportam em uma dada situação, veremos seus estilos de personalidade em ação.

No curso de nossas experiências diárias, interagimos com uma variedade de pessoas com estilos de personalidade diferentes e que exercem impacto sobre a forma como agimos e tomamos decisões. quando começamos a observar amigos, membros da família e colegas de trabalho, veremos personalidades diferentes se revelando diante de nossos olhos.

Todas as pessoas possuem estilos de personalidade que são uma combinação daqueles quatro estilos básicos já citados e estes estão ligados a diferentes estilos de comportamento:

D I S C
-Direto
-Impaciente
-Competitivo
-Arrojado
-Determinado
-Influente
-Persuasivo
-Extrovertido
-Comunicativo
-Otimista
-Paciente
-Constante
-Moderado
-Leal
-Cordial
-Preciso
-Exato
-Reservado
-Cauteloso
-Formal
Porque é importante conhecer os estilos de personalidades?
Tornar-se um comunicador melhor

É difícil comunicar-se bem, com pessoas que você não compreende. freqüentemente, você interpreta de forma incorreta, ações ou palavras de uma outra pessoa e muitas vezes se sente frustrado ao se relacionar com aquelas, cujas as personalidades são opostas a sua.

Uma vez que você compreende como determinar o estilo de personalidade da outra pessoa, você encontra a chave para uma comunicação melhor.

Lembre-se - antes, você deve permitir que seu próprio estilo da personalidade seja flexível. se você quiser se relacionar bem com uma pessoa que é forte e direta, seja forte e direto com ela. Se você quiser se comunicar melhor com uma pessoa que é amigável e otimista, seja amigável e otimista com ela. se você procura ser compreendido por uma pessoa que é paciente e prática, seja paciente e prático com ela. Se você quiser reduzir conflitos com uma pessoa que é exata e analítica, seja exato e analítico com ela.

Tradicionalmente, antes que você possa identificar o estilo de personalidade de uma outra pessoa, você deve investir algum tempo boservando esta pessoa, procurando determinadas características, tais como: interações pessoais, sugestões verbais, linguagem corporal e características dos lugares onde vive.

Resolver ou impedir conflitos

Quando você compreende porque alguém fêz ou disse algo, é menos provável que você reaja negativamente. ter consciência das motivações subjacentes do outro pode permitir que você resolva os conflitos antes mesmo que estes aconteçam.

Por exemplo, quando você está jantando fora com alguns amigos e uma pessoa toma constantemente todas as decisões pelo grupo, você começa a se irritar? talvez você prefira que o grupo possa discutir as opções. de fato, você realmente não se importa onde vai ou o que vai comer, porque na maioria das vezes você quer apenas apreciar a companhia de seus amigos.

Digamos que você seja um Alto I - quando você perceber que a pessoa que está tomando as decisões pelo grupo é um Alto D, você poderá ajustar suas expectativas às dela de maneira harmoniosa e em seguida ela irá interagir com você da maneira esperada.

Observar e compreender as diferenças

você sabe que as pessoas são únicas, mas às vezes você se sente frustrado com aquelas que não combinam completamente com seu estilo de uma comunicação. talvez seu amigo seja analítico e queira saber todos os fatos, enquanto você quer apenas expor aproximadamente, sua idéia. se você compreender que ele é um Alto CD e que você é um Alto SI, então você realmente não poderia esperar outra coisa. sabendo disso você compreenderá melhor o estilo detalhista dele e fornecerá todos os fatos que puder reunir.

Ganhar credibilidade e influência

cada interação que você tem com as pessoas, causa elevação ou redução de credibilidade e influência.

você encontrou-se com uma pessoa que não para de falar sobre si mesma? quando você a vê, você, imediatamente a evita? o comportamento dela fez com que perdesse a credibilidade com você. inversamente, uma pessoa que possui um estilo de personalidade mais próximo ao seu, ganhou credibilidade com você e merece seu tempo. conhecendo o estilo de personalidade do outro, você pode imediatamente ganhar credibilidade e influência adaptando-se a ele.